quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Legado de Lev Tolstói para o século XXI

Acontece em São Paulo entre os dias 14 e 17 desse mês o Seminário Internacional "O Legado de Lev Tolstói para o século XXI" com as presenças de Vladimir Tolstói, trineto do autor; Pavel Bassinsky, escritor e crítico literário; e também do poeta, escritor e pesquisador Igor Vólguin, uma oportunidade unica para qualquer admirador dos russos.

Detalhes do evento:

Primeiro Encontro (14.09.2011)
Tema: O Universo de L. Tolstói 
Palestrante: Conde Vladímir Ilítch Tolstói (Presidente da Fundação L. Tolstói. Diretor do museu de L. Tolstói “Iasnáia Poliána”, trineto de L. Tolstói)
Mediadora: Elena Vássina (Profª Drª de Literatura Russa/USP)

Segundo Encontro (15.09.2011)
Tema: Tolstói, grande humanista.
Palestrante: Pavel Bassinsky, escritor e crítico literário russo, ganhador de importantes prêmios literários, membro do júri do Prêmio Literário “Iásnaia Poliana”/ L.Tolstói. Seu último livro L. Tolstói, uma fuga do paraíso (2010) tornou-se o best seller internacional e está sendo traduzido no Brasil.
Mediadora: Aurora Bernadini (Profª Drª de Literatura Russa/USP)

Terceiro Encontro (16.09.2011)
Tema: Tolstói e a literatura contemporânea.
Palestrante: Igor Vólguin, já conhecido pelo público eslavófilo brasileiro por ter participado do seminário sobre Dostoiévski no CCBB, Igor Vólguin é um destacado poeta, escritor e pesquisador russo. Autor de várias coletâneas de poesia e livros sobre a literatura e história russas, como O último ano de Dostoiévski; Anotações históricas (1986); Nascer na Rússia; Dostoiévski e os contemporâneos, vida em documentos (1991); Metamorfoses de poder (1994); A Devolução do bilhete e Paradoxos da consciência nacional (2004). Seu último livro Fugir de todos: Lev Tolstói como peregrino russo (2010) ganhou o prêmio da revista literária “Oktiabr”. Ele também é fundador e presidente da Fundação Dostoiévski, membro do PEN CLUB e professor titular da Universidade Estatal de Moscou Lomonóssov e do Instituto de Literatura Górki.
Mediadora: Arlete Cavaliere (Profª Drª de Literatura Russa/USP)

Quarto Encontro (17.09.2011)
Tema: Tolstói e tolstoísmo hoje, no Brasil e no mundo / Mesa redonda sobre as questões de não violência, de amor na obra de Tolstói e as traduções de Tolstói no Brasil
Participantes: Bruno Gomide (Prof. Dr. De Literatura Russa , USP), Dante Marcello Claramonte Gallian (Prof. Dr UFESP), Elena Vássina (Profa. Dra. De Literatura Russa , USP), Noé Siva (Prof Dr de Literatura Russa, USP)

Serviço:

O Legado de Lev Tolstói para o século XXI
Horários: 14, 15 e 16.09.2011 (quarta, quinta e sexta-feira) às 19h30 e dia 17.09.2011 (sábado) às 15h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil 
Cinema
Lotação: 70 lugares
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Informações: 11 3113.3651
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário