segunda-feira, 4 de março de 2013

Morre, aos 94 anos, Joseph Frank, biógrafo de Dostoiévski

Joseph e e Marguerite Frank
Conforme noticiado hoje pelo O Globo, com informações do The New York Times, Joseph Frank, faleceu dia 24 de fevereiro, quarta passada, em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Estudioso americano da obra de Dostoiévski, Frank ficou famoso por sua extensa biografia sobre o autor, para a qual foram necessários cerca de trinta anos de pesquisa e cinco grande tomos. Biografia esta que anos mais tarde seria editada e condensada em um tomo só por Mary Petrusewicz.

Edição condensada
No Brasil, os cinco volumes da biografia foram lançados pela EDUSP, que também editou seu livro de ensaios, Pelo Prisma Russo, onde Frank traça as raízes do processo criativo de Dostoiévski, realizando uma imersão na cultura e literatura russa.











Links
O senhor Dostoiévski, na revista Cult nº 163
A consagração do profeta, por Manuel da Costa Pinto
Joseph Frank's Dostoyevsky, ou Feodor's Guide, ensaio de David Foster Wallace

Um comentário:

  1. Apesar da idade avançada, uma perda irreparável. Frank nos faz refletir sobre o nosso tempo, através de um trabalho digamos arqueológico, remontando todo um período onde fatos impactantes modificavam todo o curso da história nacional (russa) e européia. Fatos importantes no século XXI já não comovem as grandes massas como outrora. O período vigente é fértil para que grandes produções artísticas na literatura, e na crítica re-apareçam, para sacudir as mentes preguiçosas vampirizadas pela televisão e pela futilidade gerada na Internet.

    ResponderExcluir