sábado, 11 de maio de 2013

Quando Tchekhov encontrou Leskov


Nikolai Leskov, 1880
Conforme conta Donald Rayfield em "Anton Chekhov: A Life", em 8 de outubro de 1883, Leskov, já famoso por seus contos, chegava em Moscou para uma estadia de cinco dias juntamente com Nikolai Leikin, editor de São Petersburgo. Ao chegar na cidade, Leikin resolve apresentar o contista veterano ao iniciante Tchekhov, que já havia lhe confessado admiração pelo autor de Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk.

Após Anton conduzir Leskov por um circuito de bordéis da Av. Soboliév que terminou no Salon des Variétés, Tchekhov relatou o seguinte diálogo com um Leskov já bêbado:

"Você sabe quem eu sou?"
"Sim, eu sei."
"Não sabe não. Eu sou um místico."
"Eu sei disso."
"Você vai morrer antes do seu irmão."
"Talvez."
"Te ungirei com óleo, assim como Samuel ungiu Davi... Escreva."

Tchekhov em 1882
Tchekhov escreveu, e se tornou o sucessor de Leskov como grande narrador da Rússia. Os dois se viram pouquíssimas vezes novamente, se vendo pela última vez pouco antes da morte de Leskov em 1895. Ah, Leskov acertou a profecia.

Um comentário:

  1. Olá! eu adoro literatura russa, e gosto muito desse blog! Inclusive, o citei em uma postagem sobre os blogs versáteis que conheço; O link para apostagem é:

    http://ironicaliteratura.com/2013/08/15/the-versatile-blogger-awards/

    Fique a vontade para conhecer também o meu blog...

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir